quarta-feira, 29 de setembro de 2010

De Complutum à Alcalá de Henares

Olá, queridos!

        Esta semana estamos nos dedicando a conhecer a parte mais antiga de Alcalá quando era apenas uma aldeia romana e  depois elevada à categoria de  município. Por isso, visitamos as ruínas romanas. Não há muito que ver, pois as escavações são recentes. Há as colunas do Forum (que são falsas),  as termas e a "casa das torneiras"."Forum" não era só o prédio onde se concentrava a justiça, caros amigos advogados. Era onde se encontravam os prédios mais importantes da cidade. Um deles era o fórum e basílica civil, onde os julgamentos eram realizados, sentenças lidas, etc.








 Já as termas eram o lugar de sociablidade. Aberta pela manhã para as mulheres e à tarde, aos homens. Consistiam em várias psicinas de água quente, fria e massagens com azeite. Lá se contavam as últimas fofocas, intrigas políticas e as lutas dos gladiadores Ai, ai. E depois dizem que escravidão era uma coisa ruim! Estou sendo irônica, hein! Não me comprometam !!

  




O mais legal foi perceber a preocupação com a educação e a história. Além do folheto explicativo havia placas por todos os sítios aqueológicos. Ah! "Complumtum" em latim quer dizer "confluência dos três rios". Mas por que a cidade se chama Alcalá de Henares? Por quê a Universidade Complutense está em Madri e não aqui?? Mistério...Em breve contarei!

Nenhum comentário: