sexta-feira, 11 de março de 2011

11 de março

Olá, queridos!

    Não sei se todos vão lembrar, mas no dia 11 de março de 2004 aconteceu o atentado aos trens em Madri. Na imprensa e na nossa cabeça, as cidades são sempre uma só, sem subúrbios ou bairros, e genralizamos tudo. Mas ao chegar aqui e começar a explorar os arredores descobrimos que os trens estavam vindo de...Alcalá de Henares! Sim! O primeiro que se vê quando se desce na estação de Alcalá é o monumento às vítimas da tragédia.






Três bombas explodiram em Atocha, a estação central de trem madrilenha que reúne os trens,uma linha de metrô e ônibus, uma na estação de El Pozo e outra na de Santa Eugenia. Na cidade de Torrejón de Ardoz, a apenas duas estações daqui, também fizeram um monumento. Todas as cidades, praticamente, ao longo da linha Alcalá de Henares-Madri perderam algum habitante.













Ao contrário dos EUA que fazem uma espetacularização do atentado de 11 de setembro, aqui as celebrações são discretas, a pedido das próprias famílias. A Espanha já sofre muito com o ETA e os europeus, em geral, encaram esses acontecimentos de forma privada e não pública para evitar que as diferentes facções políticas s,e apropriem da memória histórica de seus entes queridos. Os monumentos estão aí para evitar o esquecimentos, mas é só. Melhor assim.

Nenhum comentário: