sábado, 5 de março de 2011

A catedral de Barcelona

Olá, queridos!

     Continuando nosso relato de Barcelona fomos visitar a "cidade velha" onde está o bairro gótico. Foi aqui que a cidade de Barcelona se desenvolveu, cresceu e claro, estão localizados os prédios mais significativos da época medieval como a muralha e a catedral. Até agora, achava a catedral de Toledo a mais bonita das que havíamos conhecido na Espanha, mas a de Barcelona superou minhas expectativas. Como quase todas as catedrais europeias, o templo é uma sucessão de reconstruções sobre antigas igrejas.











Se o edíficio é uma típica construção gótica com seus vitrais, arcos, contrafortes e muros de pedra espessa, o mesmo já não se pode dizer dos altares laterais. Datados do séc. XVII ou XVIII, o que predomina ali são as pinturas douradas, a fim de iluminar o local. Como a igreja é uma catedral, há túmulos dos bispos barceloneses também.


A catedral está dedicada a santa Eulália, virgem cristã que se recusou a renunciar sua fé durante a ocupação romana. Os restos da santa estariam nesta urna aí ao lado ricamente decorada com a estória do seu martírio. O túmulo fica em uma cripta abaixo do altar principal.











E como não fosse pouco, o telhado está aberto a visitação e de lá se tem uma vista espetacular da cidade, além de podermos comtemplar mas de perto as torres e outras esculturas. No claustro, outra surpresa: uma linda fonte de água potável e patos brincando em um tanque, além de várias capelas laterais.

Nenhum comentário: