domingo, 24 de julho de 2011

Museu Cerralbo

Olá, queridos!

      Se não fosse a minha paixão pela história recente teria me especializado em algum do tema século XIX. Adoro perceber as transformações da industrialização no cotidiano das pessoas, na política e na guerra. Igualmente o crescimento das "massas". O que fazer agora que o cidadão comum vota e expressa suas opiniões? O século XIX tem muito a nos ensinar.

      Na Espanha foi um tempo conflitivo. Afinal, o país havia perdido suas colônias e entrou em crise quando o Fernando VII não deixou herdeiros masculinos. Isabel II assumiu, mas enfrentou todo o tipo de dificuldades financeiras e revoluções que culminaram na sua abdicação. Isto se reflete no museu romântico que já mostrei aqui.

      No entanto, esta longa introdução é para apresentar o museu Cerralbo localizado no palacete do marquês de mesmo nome. O rapaz viveu justamente nesta época. Nasceu em boa família, mas era muito inteligente. Administrou os bens com sabedoria e se dedicou a colecionar objetos de arte e a patrocinar escavações arqueológicas. A decoração da sua casa reflete exatamente como viviam os ricos na capital espanhola com todo o conforto que o dinheiro podia patrocinar naquela época.



Mesmo enquanto vivia a casa já era um museu. No primeiro andar ele expunha suas coleções e no segundo era sua residência com, salões de baile (!!), salas de jantar e bilhar. Um cômodo também só para "meninos" que servia de salão fumador e tinha decoração mourisca, biblioteca e ufa! salas dedicadas às armaduras e armas que ele foi adquirindo ao longo da vida. Isso porque não mencionei os lustres que são um espetáculo à parte.





Apesar de haver adotado os filhos da sua esposa, o marquês decidiu doar sua fabulosa residência com seus pertences ao Estado. Depois de algumas décadas de abandono, a casa foi reformada e aberta ao público. Que sirva de exemplo!