quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia da Hispanidad

Olá, queridos!

     Hoje é festa nacional na Espanha e igualmente em toda América Latina, pois se comemora o dia da Raça ou o dia da Hispanidad. No Brasil também se comemorava, mas não me lembro em que ano, deixou-se de celebrá-la até que finalmente se recuperou o feriado como dia de Nossa Senhora da Aparecida. Ou seja: é feriado em toda América ibérica!




      Como não poderia deixar de ser, a capital espanhola concentra os desfiles e boa parte da festa. No Passeio da Castelhana é possível ver veículos militares, soldados, esquadrilha da fumaça, paraquedistas, músicos, etc.




Ao contrário das celebrações do Brasil e do Peru (estive lá no dia 28/07), as escolas não participam. A festa tem um caráter mais adulto, por assim dizer. Não sei se isso acontece em todo país, mas pelo menos neste, não havia alunos.




Mas o melhor vem depois da parada quando os museus mais importantes abrem as portas gratuitamente. Algumas guarnições militares também tem visita franqueada e programação especial. As filas são enormes, mas o povo não desanima.

Nenhum comentário: