quinta-feira, 20 de março de 2014

Carcassonne

Olá, queridos!


Minha vontade de conhecer Carcassonne era antiga, mais precisamente desde os tempos em que cursava História na PUC-RJ e fazia aulas de história medieval. Minha professora falava aula sim e aula também desta cidade usando suas muralhas, arquitetura e configuração para exemplificar o sistema de defesa de um castelo ou o surgimento das cidades medievais. Assim, fiquei com este nome na cabeça. E realizei mais um sonho!

A cidade tinha importância estratégica desde os tempos romanos que a usaram como pouso para as tropas e mesmo fortaleza. Mais tarde, esta função seria de fundamental importância para conter aos espanhóis que pretendiam alargar suas fronteiras e também servia de ponto de partida para as incursões francesas.

O que chegou aos nossos dias foi a dupla muralha, o forte, a basílica e a cidade intra muros, com alguma ou outra residência preservada. A própria muralha foi reformada no século 19 época de revalorização da Idade Média. A restauração foi muito criticada porque ao invés de conservar o que já estava em pé, alguns elementos como o telhado escama de peixe foram acrescentados e outros, destruídos. Ao meu ver não importa, pois se Eugene Viollet-Le-Duc não tivesse intervido, talvez quase nada teria chegado aos dias de hoje.

Para mais informações sobre Madri: www.rumoamadrid.com.br

Nenhum comentário: