quarta-feira, 21 de maio de 2014

A Copa vista da Espanha

Olá, queridos!

        A Copa do Mundo já deixou mais uma vítima. Como se não bastassem os operários falecidos durante a construção dos estádios, a alegria com a qual o brasileiro se preparava para a data também foi para o brejo. Os jornais noticiam que poucas ruas foram enfeitadas por causa dos protestos. Uma pena!

         E na casa dos atuais campeões do mundo ? Aqui não se tem este culto à seleção como se verifica no Brasil, Argentina ou Itália. Uma das explicações é que o cidadão não se identifica com o que chamamos de "Espanha". Primeiro, ele é da sua região, depois do seu país. Isso se ele afirmar que pertence a este país. Parece complicado para nós brasileiro e há que saber muita História para não ferir suscetibilidades.

          Assim, não há ruas decoradas. Aliás, meu alunos ficaram espantados quando eu contei a respeito. Igualmente, não se dispensa ninguém do trabalho ou da escola para se assistir ao jogo. Mas essa é fácil de entender. Dona Fifa sempre organiza as partidas de forma que coincidam com o horário nobre na Europa e deste modo todos já estão em casa para ver o jogo.

          No mais é esperar os resultados. Afinal, os espanhóis vem de um trio de respeito - Eurocopa- Copa do Mundo - Eurocopa - e detém o título. E, quando, ganharam estas competições fstejaram como se deve. Porque apesar de todas as rixas internas o que mais esse povo sabe fazer bem é uma boa festa.

www.rumoamadrid.com.br

Nenhum comentário: