domingo, 19 de outubro de 2014

O 12 de Outubro vivido em Barcelona

Olá, queridos!

     
Dia 12 de outubro é a festa nacional na Espanha, o dia da Hispanidad. É a data que Colombo chegou à América e por isso, quase todos os países da América Latina decretam feriado, cada um fazendo sua reflexão deste acontecimento histórico. Na Espanha é uma data celebrada principalmente pela direita e pelos simpatizantes de Franco e muitos deles saem à rua com as bandeiras espanholas da época e cantando lemas franquistas.

     




Este ano foi especial porque estávamos em Barcelona por conta do I Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. No dia 12, todos os catalães que não querem a independência sempre aproveitam para reinvindicar suas propostas. Assim, este ano, a Sociedade Civil Catalã (Societat Civit Catalana) aproveitou para reafirmar suas ideias. Pudemos ver todas a movimentação em direção à praça Catalunha onde aconteceu a reunião.

     



Infelizmente, vimos no Monjuic vários partidários da extrema direita reunidos. Estavam lá exibindo seus emblemas e escutando rock pesado nas alturas. Aliás, queria saber a relação entre o heavy metal e os fascistas em geral. Acho um ritmo tão contestador pra gente tão conservadora...Enfim. Era pouca gente, mas está provado: existem extremistas de direita até na Catalunha.

Nenhum comentário: